top of page

10 passos para sua escola lucrar mais por meio da arquitetura escolar

  • Valéria Zamboni
  • 2 de fev. de 2016
  • 2 min de leitura

Arquitetura escolar

Fonte da imagem: http://www.eni.com/en_IT/home.html


Reserve um tempo para analisar os 10 passos que sugerimos para melhorar cada vez mais os resultados na receita de sua instituição escolar. E lembre-se: faça um planejamento adequado e parta para a ação.



1- Fachada

A fachada da escola é seu cartão postal! Ela que vai atrair novos clientes, seja os que passarem em frente ou virem fotos por meio do site. Se ela estiver de acordo com o que sua escola oferece com certeza irão prestar atenção e sentir-se a vontade para entrar e conhecer.


2- Dimensionamento do espaço

Cada faixa etária exige um determinado espaço de sala de aula e de estrutura física além de um número adequado de alunos por professor, ou seja, em uma sala com 28 m² é preciso calcular quantos alunos esta sala comporta e quantos professores serão necessários para então determinar-se qual turma deverá usar o espaço. Para a mesma sala é possível que, utilizando-a por exemplo como berçário, haverá a necessidade de mais professores, enquanto que se fosse o maternal poderia haver uma relação de professores/aluno exata, gerando economia.


3- Cores

Harmonizar e esclarecer bem quais são as cores da sua escola é muito importante! É preciso se diferenciar no mercado, não dá pra sair pintando aleatoriamente!


4- Sustentabilidade

Os conceitos sustentáveis são muito atuais e devem ser seguidos pelas empresas, inclusive escolas. Pisos drenantes por exemplo, além de serem muito bonitos ajudam no escoamento de águas pluviais. As mini-hortas são outro excelente exemplo. Aqui, os alunos produzem os vegetais que serão consumidos, a partir de uma agricultura orgânica.


5- Aprovação da Vigilância Sanitária

Hoje sabemos que nem todas as escolas estão trabalhando de acordo com o exigido pela vigilância sanitária, aproveite para divulgar e mostrar aos pais como sua escola está 100% aprovada.


6- Ambientes lúdicos e integrados

Sabemos que a antiga biblioteca toda fechada e cercada de livros não atrai a criançada, agora imagine um espaço, com sofás e puffs, interligado com um belo jardim... será que atrai para a leitura?


7- Automação

Um bom projeto de automação agregado ao arquitetônico pode reduzir custos, por exemplo, por meio de um sensor de luminosidade é possível controlar a intensidade luminosa de cada lâmpada, ou seja, as lâmpadas que estão perto das janelas no período em que o sol entra na sala diminuirão a intensidade economizando energia e mantendo a mesma qualidade e ainda com toda essa tecnologia o investimento se paga em um ano!


8- Linguagem e comunicação

Tal como a música e a arte, a arquitetura busca incentivar as crianças a sentirem o ambiente e se movimentarem nele com harmonia.


9- Contrate um profissional expert no assunto

Com uma visão empreendedora e experiência no assunto esse profissional pode te auxiliar a definir com qual público você está trabalhando e como deve ser sua estrutura.


10- Obra organizada

Defina um cronograma físico-financeiro de obra, assim você pode programar quando você irá reformar, quantas etapas vai precisar e quanto vai gastar.



Valéria Zamboni é Arquiteta Mestre em Projeto Arquitetônico, Expert em Projetos Escolares CAU A62149-8 (45)3037-1471 | (45)9987-2864 | valeriazamboni@gmail.com Cascavel - PR


 
 
 

Comments


© 2013 by JC Soluções. Todos os direitos reservados.

bottom of page