Mensalidade Escolar: 3 ações indispensáveis para definição do valor a ser praticado
- Vilimar Pedro Irber
- 21 de mar. de 2016
- 2 min de leitura

Saber administrar a escola é uma questão de sobrevivência, isto está claro, porém definir o valor da mensalidade é o primeiro passo. Nos trabalhos e contatos que temos com as escolas, deparamos muitas vezes, e principalmente nas instituições de pequeno e médio porte, com alguma situação de estarem somente preocupadas com o número de alunos e concorrência, sem saber se estão perdendo receita com os valores praticados de maneira equivocada, e como consequência não atingindo os resultados esperados. Neste cenário fica claro um aspecto negativo: falta de conhecimento. É extremamente importante operar com todas as variáveis financeiras e quantitativas para saber o valor a ser praticado da mensalidade escolar. A escola muitas vezes tem ponto de equilíbrio ou tem superávit. Você sabe em qual dessas duas situações a sua escola se encontra? O planejamento é a alma de qualquer negócio, e se você até hoje não fez algo próximo do que citamos acima, está na hora de mudar, afinal nenhum produto ou serviço no mundo tem seu preço “chutado ou estimado”, é preciso exatidão no setor financeiro, pois ele é “cruel” e não perdoa erros, afinal como dizia um antigo professor: a matemática é uma ciência exata.
Leia também 8 sugestões práticas para uma gestão financeira eficaz que publicamos anteriormente, pois traz uma visão geral sobre a administração financeira da escola.
Para que a escola esteja segura e que os valores das mensalidades praticadas estejam corretos, use as 3 (três) ações indispensáveis para rever as ações praticadas em sua instituição escolar.
#1 - Planilha de despesas Planilha de despesas deverá estar dividida em grupos:
Despesas com pessoal
Serviços profissionais (Honorários contábeis, advocatícios e honorários diversos)
Despesas gerais
Material didático
Depreciações
Impostos sobre receitas
Clique aqui e baixe um modelo em PDF para você se basear. #2 - Margem de lucro pretendida (%) Quando falamos em margem de lucro, provavelmente a escola já levou em conta o planejamento financeiro no inicio das atividades, o posicionamento do seu produto (educação) “valor da mensalidade” em relação à renda per capita da sua área de atuação e concorrência, e quando falamos em concorrência não é o decisório. O mercado em média trabalha no mínimo de 12% a 15%.
#3 - Números de Alunos Quando falamos em números e voltando ao item anterior, a escola já possui no seu planejamento financeiro a estimativa da quantidade de alunos. De posse dos valores obtidos através da planilha de despesas mais a margem de lucro pretendida, (com parcimônia e planejamento) dividindo pelo número de alunos, não incluindo aqui os bolsistas, teremos o valor da mensalidade. Uma coisa é certa, se você gestor ou gestora tem dúvidas relacionadas ao valor da mensalidade a ser praticado, procure ajuda de profissionais qualificados e com experiência comprovada na área educacional, pois eles possuem ferramentas de gerenciamento, software de gestão escolar, que poderão lhe orientar de maneira prática na aplicabilidade administrativa.
Vilimar Pedro Irber (CRA-PR 22116) é Consultor Financeiro no Segmento Educacional (níveis infantil ao médio), atua também como Palestrante e Professor em cursos de extensão na área de gestão empresarial.
(45)9972-4213 www.vpigestaoempresarial.com.br
vilimar@certto.com.br
Comments